2014 |
Retrospectiva...
Grupo formado dentro da Pastoral da Cultura de Macaé com objetivo de fazer visitas hospitalares caracterizados de palhaços, que canta, dança, conta história, brinca e evangeliza com uma forma única: com amor, muita alegria e levando o riso e animação para as pessoas que estão internadas seja em hospitais ou asilos.
Desde 2004 esta atividade acontece em nossa cidade, nesta época o Grupo Solidariedade fazia tais atividades na Pediatria Municipal na Imbetiba.
Com a CF/2012, que teve como tema: “Fraternidade e saúde pública! E o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!, o Grupo Solidariedade formou um grupo específico para efetuar tais visitas, o Grupo Risoterapia.
O grupo tem parceria com a Pastoral da Cultura de Macaé que também faz ações concretas nesta área com algumas arrecadações e doações de produtos na Ciranda Solidária: amigos que abraçam a ideia de ajudar o outro. As visitas poderão ser mensais ou bimestrais, de acordo com a disponibilidade do grupo.
O filme Patch Adams: O amor é contagioso inspira muitos voluntários a utilizarem a alegria como recurso para este momento frágil.
Em 2012, a Campanha da Fraternidade abordou justamente este tema:
Tema: "Fraternidade e saúde pública",
Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!"
(Cf. Eclo, 38,8)
_________________________________________________________________________________
O
Grupo Risoterapia foi formado dentro da
Pastoral da Cultura de Macaé, que por sua vez faz parte da Paróquia São João
Batista, na cidade de Macaé/RJ.
Desde 2004 esta atividade acontece em nossa cidade, nesta época o Grupo Solidariedade (Grupo de dança da Pastoral da Cultura de Macaé) fazia tais atividades na Pediatria Municipal no Bairro Imbetiba.
Com a CF/2012, que teve como tema: “Fraternidade e saúde pública! E o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!, o Grupo Risoterapia teve maior destaque nas visitas na Unidade Pediátrica do Munícipio e Recanto dos Idosos.
O grupo tem parceria com a Pastoral da Cultura de Macaé que também faz ações concretas nesta área com algumas arrecadações e doações de produtos na Ciranda Solidária: amigos que abraçam a ideia de ajudar o outro. Nosso compromisso anual ocorre nos meses de Outubro e Dezembro!
Gicélia Santos
Germano
Coordenadora da
Pastoral da Cultura de Macaé
Macaé, 10 de Março de 2013.
______________________________________________________________________________
Temos muitos grupos que surgiram pós Doutores da Alegria: http://www.doutoresdaalegria.org.br/ com o objetivo de alegrar as visitas hospitalares.
Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque.
Em 1988 Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início nosso programa.
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que já realizou mais de 800 mil visitas a crianças hospitalizadas em hospitais de São Paulo, Recife e Belo Horizonte. E já que a nossa plateia é hospitalar, tratamos de criar um movimento no Rio de Janeiro convidando os artistas locais a levarem diferentes manifestações artísticas para oito hospitais estaduais. A nossa missão é promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde – e compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas.
Em resposta a um e-mail enviado aos Doutores da Alegria, sobre as visitas hospitalares, recebemos esta resposta:
Doutores da Alegria doutores@doutoresdaalegria.org.br para mim
mostrar detalhes 15:26 (0 minutos atrás)
Obrigado pelas palavras, Gi!
Continuem neste caminho que colherão muitos frutos.
Uma grande narigada!
--
Doutores da Alegria
www.doutoresdaalegria.org.brOn Wed, 16 Nov 2011 13:45:53 -0200, Doutores Rio wrote.
Como tudo começou...
Antigamente fazíamos visitas hospitalares como Grupo Solidariedade, depois Pastoral da Cultura de Macaé e este ano (2011), fundamos o Grupo Risoterapia com o propósito específico: Visitas hospitalares!
2008: Vidalegria |
Visita na Pediatria Municipal de Macaé:
http://pastoraldaculturaemmacae.blogspot.com/2011/12/risoterapia-na-pediatria-em-macae.html
http://pastoralculturamacae.blogspot.com.br/2012/12/natal-com-grupo-risoterapia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário