Grupo Risoterapia

 


2014
Face: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1506314962965728.1073741845.1420701081527117&type=1


Retrospectiva...

 
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.635064419865348.1073741834.226613687377092&type=3
 
 

 


Grupo formado dentro da Pastoral da Cultura de Macaé com objetivo de fazer visitas hospitalares caracterizados de palhaços, que canta, dança, conta história, brinca e evangeliza com uma forma única: com amor, muita alegria e levando o riso e animação para as pessoas que estão internadas seja em hospitais ou asilos.

Desde 2004 esta atividade acontece em nossa cidade, nesta época o Grupo Solidariedade fazia tais atividades na Pediatria Municipal na Imbetiba.

Com a CF/2012, que teve como tema: “Fraternidade e saúde pública! E o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!, o Grupo Solidariedade formou um grupo específico para efetuar tais visitas, o Grupo Risoterapia.

O grupo tem parceria com a Pastoral da Cultura de Macaé que também faz ações concretas nesta área com algumas arrecadações e doações de produtos na Ciranda Solidária: amigos que abraçam a ideia de ajudar o outro. As visitas poderão ser mensais ou bimestrais, de acordo com a disponibilidade do grupo.

O filme Patch Adams: O amor é contagioso inspira muitos voluntários a utilizarem a alegria como recurso para este momento frágil.

Em 2012, a Campanha da Fraternidade abordou justamente este tema:

Tema: "Fraternidade e saúde pública",

Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!"
(Cf. Eclo, 38,8)



_________________________________________________________________________________
 
Release do Grupo Risoterapia:


O Grupo Risoterapia foi  formado dentro da Pastoral da Cultura de Macaé, que por sua vez faz parte da Paróquia São João Batista, na cidade de Macaé/RJ.

 O grupo tem por  objetivo  fazer visitas hospitalares caracterizados de palhaços, que canta, dança, conta histórias, brinca e evangeliza com uma forma única: com amor, muita alegria e levando o riso e animação para as pessoas que estão internadas seja em hospitais ou asilos.

Desde 2004 esta atividade acontece em nossa cidade, nesta época o Grupo Solidariedade (Grupo de dança da Pastoral da Cultura de Macaé) fazia tais atividades na Pediatria Municipal no Bairro Imbetiba.

Com a CF/2012, que teve como tema: “Fraternidade e saúde pública! E o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!, o Grupo Risoterapia teve maior destaque nas visitas na Unidade Pediátrica do Munícipio e Recanto dos Idosos.

O grupo tem parceria com a Pastoral da Cultura de Macaé que também faz ações concretas nesta área com algumas arrecadações e doações de produtos na Ciranda Solidária: amigos que abraçam a ideia de ajudar o outro. Nosso compromisso anual ocorre nos meses de Outubro e Dezembro!

 
As visitas acontecem de acordo com a disponibilidade do grupo!

 
Fazem parte do Grupo Risoterapia adultos com profissões diversas, crianças e jovens estudantes!

  

Gicélia Santos Germano

Coordenadora da Pastoral da Cultura de Macaé

 

Macaé, 10 de Março de 2013.

 ______________________________________________________________________________


Temos muitos grupos que surgiram pós Doutores da Alegria: http://www.doutoresdaalegria.org.br/ com o objetivo de alegrar as visitas hospitalares.



Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque.


Em 1988 Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início nosso programa.

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que já realizou mais de 800 mil visitas a crianças hospitalizadas em hospitais de São Paulo, Recife e Belo Horizonte. E já que a nossa plateia é hospitalar, tratamos de criar um movimento no Rio de Janeiro convidando os artistas locais a levarem diferentes manifestações artísticas para oito hospitais estaduais. A nossa missão é promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde – e compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas.

Em resposta a um e-mail enviado aos Doutores da Alegria, sobre as visitas hospitalares, recebemos esta resposta:

Doutores da Alegria doutores@doutoresdaalegria.org.br para mim


mostrar detalhes 15:26 (0 minutos atrás)

Obrigado pelas palavras, Gi!

Continuem neste caminho que colherão muitos frutos.

Uma grande narigada!

--

Doutores da Alegria

www.doutoresdaalegria.org.brOn Wed, 16 Nov 2011 13:45:53 -0200, Doutores Rio wrote.

Como tudo começou...

Antigamente fazíamos visitas hospitalares como Grupo Solidariedade, depois Pastoral da Cultura de Macaé e este ano (2011), fundamos o Grupo Risoterapia com o propósito específico: Visitas hospitalares!


2008: Vidalegria



Visita na Pediatria Municipal de Macaé:

http://pastoraldaculturaemmacae.blogspot.com/2011/12/risoterapia-na-pediatria-em-macae.html

http://pastoralculturamacae.blogspot.com.br/2012/12/natal-com-grupo-risoterapia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário